Vultos Campistas

Waldir Pinto Carvalho

Waldir Pinto de Carvalho, filho de Antônio Pinto Pessanha e D. Carmelina da Conceição Carvalho Pessanha, nasceu na Fazenda Ciprião, 5º distrito de Campos, próximo a Santo Amaro, no dia 27 de julho de 1923.

Veja mais

Tomás José Coelho de Almeida

Nascido em Campos, mas fez seus estudos de humanidades em Petrópolis. Matriculou-se logo após na Faculdade de Direito de São Paulo, recebendo o grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais em 1861. Regressou a Campos onde abriu seu escritório de advocacia.

Veja mais

Thiers Martins Moreira

Nasceu em dezembro de 1904, em Campos dos Goytacazes, filho de Antônio Moreira da Silva, de Leixões, Portugal e Teresa Martins Moreira.

Veja mais

Theophilo Guimarães

Theophilo Guimarães foi um dos fundadores da Associação de Imprensa Campista e membro de entidades literárias. Deixou como legado uma extensa obra de ficção, em prosa e verso e dramaturgia, e sobre a história da cidade.

Veja mais

Osório Peixoto da Silva

Osório Manoel Peixoto da Silva era filho de Manoel Barbosa da Silva (seu Barbosa, vendeiro, padeiro, carpinteiro e banqueiro do jogo do bicho) e Maria das Dores Barbosa (dona Lica), gente simples da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, onde ele nasceu em 07 de março de 1931.

Veja mais

Nilo Terra Arêas

Campista nascido em 18 de outubro de 1917, faleceu em 13 de outubro de 1982. Foram seus pais: José Ribeiro Arêas e Maria Carlota Terra Arêas

Veja mais

Nilo Procópio Peçanha

Nilo Procópio Peçanha nasceu na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, no dia 2 de outubro de 1867. Faleceu em 1924, no Rio de Janeiro, afastado da vida política e foi sepultado no Cemitério de São João Batista.

Veja mais

Múcio da Paixão

Era professor de Escrituração Mercantil, temido lecionado História Universal e História do Brasil. Membro efetivo da Academia Fluminense de Letras, primeiro Deputado eleito por um partido operário do Brasil, e como tal participou da elaboração da primeira Constituição do Estado do Rio. Múcio da Paixão faleceu em Campos no dia 23 de dezembro de 1926.

Veja mais

Modestino Kanto

Nasceu Campos, 8 de setembro de 1889 e faleceu no Rio de Janeiro a 22 de outubro de 1967, foi um escultor brasileiro.

Veja mais

Manoel Rodrigues Peixoto

Foi prefeito de Campos, deputado federal, sempre defendendo com grande brio os interesses da lavoura. Dedicando-se inteiramente a indústria do açúcar, estudou com afinco esse ramo de riqueza de Campos. Foi um grande industrial e um dos fundadores da Usina Cupim, a primeira que teve iluminação elétrica.

Veja mais

Luis Filipe Saldanha da Gama

Almirante, herói nacional, nasceu em Campos no dia 7 de abril de 1846. Bacharel em Letras fez o curso da Academia da Marinha onde ingressou aos 17 anos, sempre galgando postos até o de Contra Almirante. Representou o Brasil na exposição de Viena, em 1873; na de Filadélfia, em 1867; em Buenos Aires, em 1882.

Veja mais