Manuel Alberto Barbosa Guerra

MANUEL ALBERTO BARBOSA GUERRA

Filho de Alberto Guerra Martins e Conceição Barbosa Guerra, Manuel Alberto Barbosa Guerra nasceu em Campos em 24 de janeiro de 1908 e faleceu em 23 de novembro de 1977.

Fez o curso primário no Externato Freitas e o secundário no Liceu de Humanidades de Campos. Cursou a Faculdade Nacional de Medicina do Brasil (atual UFRJ), vindo a se formar em 1931.
Foi médico oftalmologista, poeta, escritor e jornalista. Como jornalista, colaborou na imprensa campista, escrevendo artigos sobre a história de Campos e atuando também como secretário do jornal ‘A Noticia’. Como escritor, resgatou a história da cidade e do interior do município de Campos.

Trouxe para Campos o Lions Clube, que lhe deu oportunidade de visitar vários pontos do Brasil, onde conheceu coisas e pessoas ligadas ao passado do município. O Museu Silva Arcos, fundado por Barbosa Guerra, constitui um repositório de relíquias da imprensa campista. Lá se encontram peças raríssimas e o primeiro exemplar de todos os jornais fundados em Campos pelo menos nos últimos 60 anos.

Deixou publicadas as seguintes obras: “Barão de Miracema” (1939); “Revisão da nomenclatura das ruas de Campos” (1942); “Primórdios da cirurgia em Campos” (1943); “Peregrinação” (1955); “Museu Silva Arcos – guia do visitante” (1952); “Templo sem Deusa” (1965); “Carro de Bois” (1965); “Carro que canta” (1969); “Lago dos sonhos”; “Problemas da Urbe”; “Turismo para Campos”; “História da imprensa campista” e “In Memoriam – Newton Perissé Duarte” (publicado pelo Museu Silva Arcos – 1973).

O Museu Dr. Barbosa Guerra foi fundado  em 1º de janeiro de 1931 com o nome de Museu de Imprensa Silva Arcos, homenagem ao médico e memorialista que organizou um acervo de jornais e revistas editadas em Campos e municípios vizinhos desde 1830, bem como reuniu objetos pertencentes aos índios goytacazes e aos escravos africanos que eram trazidos para trabalhar na produção açucareira. O museu localiza-se na Rua Doutor Lacerda Sobrinho nº 39, no centro da cidade.